quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Gesto de Amor


Sou Daniela Caburro. Nasci em 10/06/1971 e sou natural de São Carlos / SP.
Nasci com muita saúde. Aos oito meses de vida (mais ou menos), tive uma febre muito forte, causada pela Poliomielite (eu havia tomado as vacinas), que me deixou tetraplégica.Com o decorrer dos anos, meus pais, com muita fé em Deus, fizeram com que minha vida fosse alegre e livre de preconceitos, mas cheia de sonhos...
Um dos meus sonhos era o de estudar, junto com meus irmãos, em uma escola normal. Como, na época (1983,) as pessoas não tinham muito conhecimento sobre a capacidade do portador de deficiência, esse sonho prolongou-se ainda mais... Foi então que conheci alguns professores da UFSCar. Através da Profª Piedade, do Profº Rui Toledo Gonçalves e Profª Rosangela P. Gosta, fiz fisioterapias, terapias ocupacionais e aprendi a ler e a escrever; e, também através deles, consegui ir á escola como toda criança.
Estudei até a 5ª série (não concluída), pois tinha terríveis dores por ficar, por muito tempo, sentada na mesma posição (durante as aulas). Nunca me conformei por ter que parar de estudar; então, retomei os estudos através do Tele-curso.
Outro grande sonho meu é a Arte: pintar quadros e, por meio deles, pôr para fora o que tenho de mais bonito dentro da minha cabeça e da minha alma.
Sendo eu de família humilde, esse sonho nunca esteve em meu alcance, mesmo quando tínhamos meu pai conosco. Depois que ele faleceu, tudo ficou bem mais difícil.
Mas, como Nosso Senhor Jesus Cristo sempre está do nosso lado, colocando pessoas maravilhosas no nosso caminho, consegui, através dos amigos José Paulo e Rogério conhecer a professora de Artes Plásticas Mara Toledo, que, confiando em mim e não vendo minha deficiência, começou a dar-me aulas de pintura gratuitamente. Desde novembro de 1995 até hoje, Mara é minha professora e amiga.
Na época, foi Mara e tia Luci que conseguiram o transporte, kombi, para eu ir até o ateliê. Os voluntários, Sr. Geraldo Martins, Sr. Franscisco Baffa, Sr. Carmo e Sr. José, da Sociedade Pão dos Pobres me levavam uma vês por semana as aulas.
Estar pintando e vendendo meus trabalhos faz com que eu me sinta útil - e muito feliz!
Quando comecei a pintar, não usava o dispositivo (aparelho) oral que uso hoje. Na época, Dra. Fernanda D. Salomão, hoje amiga, fazia o curso no mesmo horário r, vendo minha dificuldade em segurar o pincel entre os dentes - que estavam ficando todos tortos - e a posição incorreta do pescoço, que me estava causando muitas dores (mal sabia ela, que meu céu da boca vivia machucado). Ela criou e deu-me de presente o dispositivo...Foi maravilhoso! Hoje, tenho prazer em pintar!E o melhor...Sem nenhuma dor!!!
Através de minha amiga Elisa Ferreira de Assis e de patrocinadores consegui, por alguns anos, reproduzir meus trabalhos em cartões. Hoje Elisa também me ajudando nas divulgações dos meus trabalhos.
Tenho uma família maravilhosa. Minha mãe, Maria de Lourdes Zambon Caburro - que me acompanha sempre, é meu "anjo protetor"; meu pai, Florisvaldo Caburro (falecido); dois irmãos (Denilse Caburro e Daniel Caburro) e dois sobrinhos (Daniel Junior e Vitor Hugo, filhos de Daniel e de minha ex-cunhada Valdirene). Tenho, também, tios, tias, primos, primas e avós a quem amo muito.
Por um dos meus tios, Mario Zambon, tenho um grande carinho. É ele que faz as adaptações de que necessito (cavalete, cadeira de rodas, o tablado onde fico, etc) e sai fotografando as belíssimas paisagens dos arredores de São Carlos, que me trazem maravilhosas inspirações.
Expor meus trabalhos na Internet vem-me dando a oportunidade de divulgá-los. Essa oportunidade foi dada pelo amigo Jorge Luiz Paes (webdesigner). Jorge me deu o site de presente..
Hoje sou integrante da Associação dos Pintores com a Boca e com os Pés. É uma associação internacional, a conheci através de uma amiga, também artista e portadora de deficiência, Rose Mary Orth.
A APBP nos da um apoio muito grande. Nos proporciona bolsas de estudos para que possamos estudar e aperfeiçoar nossa arte. Tenho trabalhos,
Menina Colhendo Flores , Sagrada Família , Vela de Acesa e Ciranda , reproduzidos (cartões e calendários) pela APBP aqui no Brasil e no exterior ...