segunda-feira, 1 de setembro de 2008

CHRISTIAN CRAVO

ESPIRITO CULTO
Fotografias
24 de julho a 31 de agosto de 2008
CAIXA Cultural de São Paulo


A pluralidade e amplitude que envolvem a cultura, a religiosidade, a sobrevivência, o sofrimento e o fervor do ser humano são a temática da exposição “Espiritoculto”, do fotógrafo Christian Cravo.
Com curadoria do próprio fotógrafo, a mostra convida os visitantes a conhecerem, por meio da fotografia documental, os diversos momentos do homem e os sentimentos que caracterizam cada uma dessas situações. É o resultado de 10 anos de estudo, pesquisa, viagens, dedicação e trabalho criador na busca de respostas a questões objetivas e subjetivas que acompanham a nossa “humanidade”. As 58 fotografias expostas foram tiradas entre 1998 e 2007 em suas várias viagens à Índia, Haiti, Benin, Togo e Gana e pelo Brasil onde captou e registrou momentos de extrema sensibilidade e expressão.
Christian Cravo
Nascido em 1974 de mãe dinamarquesa e pai brasileiro, Christian Cravo foi criado num ambiente artístico em Salvador (BA). Durante a infância, se muda para a Dinamarca com a mãe, onde aos dez anos se envolve com a fotografia.

Desde o início, o fazer fotografia para Christian esteve acompanhado com o trabalho de laboratório, revelando e ampliando seu próprio material utilizando técnicas que remontam aos grandes nomes da fotografia artística.

Ao longo dos últimos 12 anos, Christian conseguiu ver seu trabalho reconhecido dentro e fora do Brasil. Já expôs, entre outros locais, no Museu de Arte Moderna da Bahia; no Throckmorton Fine Arts em Nova Iorque; na Billedhusets Galeri em Copenhague; no Ministério da Cultura em Brasília; no Museu de Arte Sacra em Belém; no Museu de Arte da Bahia e em exposições coletivas na Witkin Gallery em Nova Iorque, S.F. Camera Works Gallery na Califórnia e no Houston Foto Fest no Texas.

Entre os prêmios que já recebeu, se destacam o do Museu de Arte Moderna da Bahia, e as bolsas de pesquisa do Mother Jones International Fund for Documentary Photography, da Fundação Vitae e da Fundação John Simon Guggenheim para sua pesquisa sobre a água e a fé.

O fotógrafo também já foi indicado para prêmios internacionais como o Paul Huff (Holanda 2007) e o Prix Pictet (EU 2008). Christian é autor de dois livros, Irredentos (2000), e Roma Noire, Ville Métisse, publicado em 2005 em Paris.

Seu trabalho é representado pela Throckmorton Fine Arts em Nova Iorque, Scott Nichols Gallery em São Francisco, Paulo Darzé Galeria de Arte em Salvador e pela DAN Galeria de Arte em São Paulo. Atualmente, Atualmente Christian Cravo está trabalhando em seu terceiro livro, “Águas de Esperança, Rios de Lágrimas”.

Irredentos

Haiti Souvenance

Haiti Sodo

Brasil Salvador


Brasil Salvador

Amazonia Rio Madeira

Varanasi India

Sodo Haiti

Salvador Brasil

Salvador Brasil

Salvador Brasil
Puri India

Irredentos

Irredentos